Instalar Symfony2 Framework

Neste post vou mostrar como instalar o Symfony com Composer, que é uma biblioteca de gerenciamento de dependência para PHP. Composer permite que você declare as bibliotecas dependentes em seu projeto, neste caso ele instalará e nos ajudará a manter o Symfony com as bibliotecas atualizadas.

O primeiro passo é baixar e instalar o Composer para uma pasta do sistema, no meu caso a pasta projects. Execute o comando para baixá-lo:

/projects$ curl -s https://getcomposer.org/installer | php

Se tudo estiver certo, a pasta projects conterá um arquivo chamado composer.phar que será o responsável por fazer a instalação do Symfony. Para instalá-lo em uma pasta chamada symfony_framework, execute o comando:

/projects$ php composer.phar create-project symfony/framework-standard-edition symfony_framework 2.1.2

Neste comando o arquivo composer.phar é executado com os comandos create-project (‘criar um novo projeto a partir de um pacote em determinado diretório’), symfony/framework-standard-edition (‘nome do pacote’) , symfony_framework(‘path’) e 2.1.2(‘última versão do framework’).

Na pasta projects foi criada uma pasta symfony_framework com a uma ferramenta já funcional. Por padrão, os assets são copiados na pasta web, mas é recomendado que sejam criados links simbólicos ao invés de cópia de arquivos, para isto, é necessário fazer uma pequena alteração no arquivo composer.json que está na raíz do projeto, adicionando uma entrada no nó extra com a chave symfony-assets-install e valor symlink, como mostra o exemplo:

"extra": {
"symfony-app-dir": "app",
"symfony-web-dir": "web",
"symfony-assets-install": "symlink"
}

Agora, na raíz do projeto é so instalar o Composer e instalá-lo novamente, com os dois comandos abaixo:

projects/symfony_framework$ curl -s http://getcomposer.org/installer | php
projects/symfony_framework$ php composer.phar install

Ao executar o comando install no terminal, os links simbólicos serão criados, só que o Composer alerta que nosso arquivo de bloqueio não está sincronizado com o arquivo composer.json, para isso é necessário executar o update das dependências, para solucionar este problema execute o comando:

projects/symfony_framework$ php composer.phar update

Pronto, as  bibliotecas que o Symfony depende estão atualizadas!
Note que eu instalei o projeto fora da pasta www, preciso ainda criar um link simbólico para meu projeto, nada impede que você instale dentro de uma pasta do seu servidor local. Para criar o link simbólico basta executar o comando:

/var/www$ ln -s /home/igor/Documentos/projects/symfony_framework/web/ symfony2

Agora é so checar se as configurações necessárias para o funcionamento do framework estão corretas, para isto acesse:

http://localhost/symfony2/config.php

Se tudo estiver correto, ao clicar em “Go to the Welcome page” você será redirecionado a uma tela de boas vindas como a figura abaixo:

Para mais informações sobre Symfony e Composer acesse os links abaixo:

http://symfony.com/doc
http://getcomposer.org/

Até a próxima!

Tags: , , ,

Um comentário para “Instalar Symfony2 Framework”

  1. Domingos dos Santos disse:

    Ola as minhas cordiais saudações, sou estudante de informática e pretendo aprender mais de como trabalhar com esta ferramente. Que agora é muito usuda na craição de sites e aplicativos web.

Deixe um comentário